Os mais pesquisados:

Veado das Filipinas

Rusa alfredi

É uma das espécies de mamíferos globalmente mais raras. Protegida pelas Leis Filipinas, esta é a maior espécie endémica das ilhas Visayan.

Estatuto de conservação

  • Não avaliado
  • Dados insuficientes
  • LC
    Pouco preocupante
  • NT
    Quase ameaçado
  • VU
    Vulnerável
  • EN
    Em perigo
  • CR
    Criticamente em perigo
  • EW
    Extinto na natureza
  • EX
    Extinto

Ajude-nos a proteger esta espécie!

Quero Apadrinhar

    Após preencher o formulário será contactado pela nossa equipa de modo a finalizar o processo de Apadrinhar uma espécie do Zoo.

    Esta espécie apresenta um porte pequeno e pernas curtas. Distingue-se facilmente dos restantes veados existentes nas Filipinas através do padrão distinto de manchas ovais de cor bege dispersas pelo dorso e zonas laterais de tom castanho-escuro. O ventre apresenta um tom creme com pêlo branco no queixo, lábio inferior e no interior das orelhas, contrastando de forma acentuada com a face e o pescoço de tom castanho-escuro. A cabeça possui um tom mais claro de castanho que o corpo e os olhos encontram-se rodeados por um anel de pêlo de tom mais pálido. A cauda apresenta cor branca na zona inferior.
    Como é comum na maioria dos cervídeos, apenas os machos possuem hastes, que são relativamente curtos, irregulares e robustos, com cerca de 20cm de comprimento. Os machos são consideravelmente maiores do que as fêmeas.

    O Veado-das-Filipinas é uma espécie noturna de cervídeo, que normalmente é encontrada em conjuntos de, em média, três indivíduos. Habitualmente, os machos são avistados sozinhos e as fêmeas com as suas crias.
    A época de reprodução desta espécie ocorre entre novembro e dezembro e, durante este período, os machos produzem um chamamento distinto semelhante a um bramido. Entre maio e junho nascem as crias, após uma gestação de cerca de oito meses. Estas nascem já com manchas dispersas pelo seu corpo, o que as ajuda na camuflagem.
    É um animal herbívoro, que se alimenta de uma variedade de diferentes tipos de erva rasteira, folhas e rebentos.

    Este cervídeo é o mais ameaçado do mundo, contando com apenas cerca de 700 indivíduos adultos na natureza. Em estado selvagem não possui nenhum predador natural, no entanto, a sua maior ameaça é o Homem, que caça a espécie pela sua carne e hastes. Apesar da espécie habitar em áreas protegidas, a falta de fiscalização, a intensa pressão da caça e a perda de habitat estão a provocar um declínio populacional contínuo.
    A Philippine Spotted Deer Conservation Programme desenvolveu um programa de reprodução da espécie com base em indivíduos confiscados de situações ilegais. O mesmo programa visa desenvolver três centros locais de resgate e reprodução em Negros e Panay, nas Filipinas. Para além disso, a criação de novas áreas de conservação, a melhoria da gestão das áreas já existentes e a monitorização da captura ilegal são medidas de proteção em implementação.

    Outros animais