Os mais pesquisados:

Tigre da Sibéria

Panthera tigris altaica

Originário da Sibéria Oriental, é o maior felino do mundo! Este possante caçador, solitário e noturno, alimenta-se, percorre muitos quilómetros em busca de alimento, podendo percorrer distâncias de 10 a 20 km numa só noite.
O Tigre Siberiano corre em uma velocidade de até 80 km/h e pode saltar a uma altura de 5 a 6 metros.

Estatuto de conservação

  • Não avaliado
  • Dados insuficientes
  • LC
    Pouco preocupante
  • NT
    Quase ameaçado
  • VU
    Vulnerável
  • EN
    Em perigo
  • CR
    Criticamente em perigo
  • EW
    Extinto na natureza
  • EX
    Extinto

Ajude-nos a proteger esta espécie!

Quero Apadrinhar

    Após preencher o formulário será contactado pela nossa equipa de modo a finalizar o processo de Apadrinhar uma espécie do Zoo.

    Comprimento
    2,5 - 3,7m
    Peso
    130 - 300Kg
    Longevidade
    20 anos
    Dieta
    Carne
    Habitat
    Estepes geladas, florestas húmidas e bosques.
    Reprodução
    2 - 4 crias

    O Tigre da Sibéria é o maior de todos os felinos. Tem o pelo alaranjado com listras pretas verticais ao longo dos flancos e ombros. As riscas são únicas em cada indivíduo, sendo que o padrão de um Tigre nunca será igual a outro. A parte inferior dos membros, barriga, peito, garganta e focinho são brancos. Tem uma pequena juba à volta do pescoço e pelo extra nas patas para os proteger do frio.

    Os Tigres são animais territoriais e solitários, juntando-se apenas para acasalar. São mais ativos à noite. Na neve, selecionam rotas em leitos de rios congelados ou trilhos feitos por ungulados (onde a profundidade da neve é reduzida). Ao contrário da maioria dos gatos, os Tigres nadam e brincam na água. Têm uma enorme capacidade de salto e são excelentes alpinistas.
    Como a abundância de presas é baixa na Sibéria, os machos têm territórios grandes que variam de 800 a 1200 km2. Localizam as presas usando a audição e visão mais do que olfato.

    A época de acasalamento ocorre durante todo o ano. A maturidade sexual é atingida pelos 4 anos, mas pode variar consoante o género e, em cativeiro, é comum atingir um pouco mais cedo. Quando uma fêmea se encontra disponível para o acasalamento, ela anuncia-o, deixando marcas de arranhões e de urina ao longo do habitat, chamando, assim, o macho. A gestação dura entre 3 a 3,5 meses e nascem entre 1 e 6 crias, sendo o mais comum 2 a 4.
    Apenas a fêmea cuida dos filhotes depois que eles nascem, e amamenta-os até aos 6 meses de idade.

    Os Tigres são caçados como troféus e para utilização de partes do seu corpo na medicina tradicional chinesa. O seu habitat está a diminuir devido ao crescimento da população humana e do desenvolvimento económico. Em 1930, a população caiu drasticamente até 20-30 animais. As proteções contra a caça, a detenção de crias e a diminuição da comercialização de derivados de Tigres, contribuíram para o crescimento da população, que agora é estimada em 400 animais (em 2005). Em 2010, os governos Russos e Chineses adotaram o Programa Global de Recuperação de Tigres com o propósito de duplicar o número de Tigres até 2022, preservando áreas protegidas, erradicando a caça furtiva e o comércio ilegal e envolvendo-se com comunidades locais.

    O Tigre da Sibéria tem o apoio da

    Outros animais

    Mamífero
    Pouco preocupante

    Paca