Estes insetos podem ser castanhos ou verdes. Apresentam um corpo longo e fino com seis patas. As duas patas dianteiras são utilizadas para “apalpar” o solo e são frequentemente colocadas à frente do corpo. As suas cabeças são alongadas e ovais, com duas antenas em forma de fio. Não possuem asas, porém, devido a estruturas especializadas nas patas, conseguem trepar superfícies verticais.
Comportamento
É uma espécie de hábitos arborícolas, ou seja, passa a maior parte da sua vida nas árvores, onde encontra alimento e abrigo. Para reduzir o risco de serem vistos pelos predadores, alimentam-se durante a noite.
Enquanto juvenis, conseguem regenerar patas que perderam ou que foram danificadas. Na fase adulta perdem essa capacidade.
Reprodução
Os insetos-pau-vietnamitas reproduzem-se tanto sexualmente como assexuadamente, o que significa que não precisam de um parceiro para se reproduzirem. A fêmea coloca centenas de ovos no chão da floresta e deixa-os sem vigilância. Estes demoram 2 a 6 meses para eclodir, sendo que os ovos produzidos por acasalamento eclodem mais rápido. Após eclosão, as ninfas sofrem cerca de 6 mudas até atingirem a fase adulto. Aos 3 meses de idade já são capazes de se reproduzir.