Zoo Burguer Zoo Burguer Zoo Burguer
Subir

Venha partilhar as emoções da vida selvagem!
Descubra o que torna o Zoo Santo Inácio um lugar especial.

Descubra porquê Play Button

O maior e mais verde Zoo do Norte.

Situado apenas a 10 minutos do centro do Porto, em Vila Nova de Gaia, o Zoo Santo Inácio nasceu do sonho de uma família apaixonada pela natureza, pertencente ao grupo Aveleda.

Em 2000, abriu portas com o objectivo de aproximar a comunidade da Natureza e da Vida Selvagem, alertando para a crescente importância da Conservação das Espécies da Fauna e da Flora de todo o mundo.

800

Animais

260

Espécies

15

Hectares

1,5 Milhões

Visitantes

Conservação como missão.

A sensibilização para a proteção da vida selvagem e o bem-estar dos animais são a principal preocupação do Zoo Santo Inácio. Assim, todos os animais acolhidos pelo Zoo, vivem em ambientes de acordo com a sua origem, proporcionando-lhes as melhores condições, para que vivam saudáveis e manifestem comportamentos genuínos.
A participação ativa na Conservação da Natureza, especialmente das Espécies que se encontram Ameaçadas de Extinção, constitui a grande e nobre Missão do Zoo Santo Inácio.

image
image

Sabia que?

Sabia que?

Sabia que?

Sabia que?

Sabia que?

Sabia que?

Sabia que?

Sabia que?

Left Arrow
Right Arrow

A Biodiversidade é essencial para a vida no planeta Terra. Contudo, todos os dias centenas de espécies caminham para a extinção.

A participação ativa do Zoo Santo Inácio assume os principais eixos de atuação:

Reprodução

Reproduction

Cooperação em mais de 40 importantes Programas Europeus de Reprodução de Espécies Ameaçadas (EEP) e Sistema Europeu de Registo Espécies (ESB).

Variabilidade

Variability

Manutenção de populações saudáveis e de grande variabilidade genética para que possam um dia regressar aos habitats de origem.

Educação

Education

Educação através da aproximação dos visitantes à vida selvagem, explicando os comportamentos naturais, usando também materiais pedagógicos.

Algumas das espécies ameaçadas acolhidas pelo Zoo Santo Inácio.

  • Pantera-das-Neves

  • Hipopótamo Pigmeu

  • Saguim-cabeça-de-algodão

  • Pinguim-de-Humboldt

  • Rinoceronte Branco Sul Africano

  • Camelo Asiático

Pantera-das-Neves

Este tímido felino, oriundo das regiões montanhosas da Ásia Central, adora terrenos íngremes e rochosos. A Pantera das Neves é crepuscular, ou seja, é mais ativa durante o amanhecer e o entardecer e também solitária, agrupando-se apenas na época de acasalamento.

Saber Mais

Hipopótamo Pigmeu

De hábitos noturnos, este tímido e solitário mamífero, habita no oeste de África, maioritariamente na Libéria mas também na Nigéria, Serra Leoa, Guiné e Costa do Marfim. 

Saber Mais

Saguim-cabeça-de-algodão

Este pequeno primata, caracterizado pela sua elegante e farta cabeleira branca, que lhe dá o nome, encontra-se criticamente ameaçado de extinção, causado pela destruição do seu habitat natural.

Saber Mais

Pinguim-de-Humboldt

Oriundo da Costa do Chile e do Peru, esta ave marinha tem o peito e face riscados e um chamamento rouco e zurrante. O Pinguim de Humboldt pode parecer desajeitado em terra, mas dentro de água é um exímio nadador, usando as suas asas como barbatanas e a cauda e as patas como leme.

Saber Mais

Rinoceronte Branco Sul Africano

Esta espécie ocorre maioritariamente na África do Sul, no Zimbabué e no Quénia. Encontra-se Quase Ameaçada, segundo o IUCN, devido à contínua e crescente caça furtiva e à alta procura clandestina do chifre destes grandes mamíferos.

Saber Mais

Camelo Asiático

Este simpático herbívoro que habita os desertos rochosos da Ásia Oriental e Central tem duas bossas, ao contrário dos seus “primos” Dromedários. Estas bossas funcionam como reservatórios de gordura, assegurando-lhe fontes de energia quando esta se torna escassa.

Saber Mais