Zoo Burguer Zoo Burguer Zoo Burguer
Subir

Piton Reticulada

Maior cobra do género Python e uma das maiores do mundo pode chegar atingir os 11m. 

Possuem uma coloração ligeiramente amarelada e castanha sobre a parte dorsal do corpo. Ostentam padrão na pele com desenhos geométricos complexos e uma série de silhuetas em diamante no dorso. A fêmea tende a ser maior e mais pesada do que o macho.

É um animal arbóreo e territorial e é facilmente encontrado em cursos de água ou perto deles, permitindo-lhes um melhor movimento devido ao seu comprimento. Como todos os répteis, a piton reticulada efetua a muda da pele sempre que o seu corpo cresce e nem sequer ouvem e veem bem! Devido à ausência de ouvidos, as pitons, para comunicarem entre si, usam movimentos físicos.
As vibrações são usadas para iniciar o acasalamento ou avisar outras pitons de um possível domínio territorial.
Embora a píton reticulado possua cavidades nasais, o olfato é conduzido pelo uso da língua bifurcada para lançar partículas de ar em direção ao "órgão vomeronasal".

Possuem uma dieta carnívora, alimentando-se de pássaros, mamíferos e até répteis.

Entre Setembro e Março a fêmea deposita entre 25 a 80 ovos que são incubados durante cerca de 85 dias. Permanecem enrolas em cima dos ovos em incubação para fornecer calor para a boa incubação dos seus ovos.
A temperatura necessária para a gestação e sobrevivência adequadas deve estar entre 24 °C e 34 °C, com grandes quantidades de humidade presentes.

Nome

Piton Reticulada

Python reticulatus

Classe

Réptil

Conservação

A Píton Reticulada não está ameaçada de extinção, no entanto, de acordo com o Apêndice II da CITES, o comércio e a venda da sua pele são regulados para garantir que sua sobrevivência não seja comprometida. Esta espécie não está listada na Lista Vermelha da UICN.

EEP
Distribuição

Nativa do sudeste da Ásia e Bangladesh ocidental a sudeste do Vietnam, e nas ilhas a oeste da Nova Guiné.

Idade

Longevidade:
Estado Selvagem - 23 anos
Cativeiro - 32 anos

Sabia que pode apadrinhar esta espécie?

Patronize Animal
Quero ajudar esta espécie

Outros répteis

Ver Mais

Outros animais

Ver Mais