Zoo Burguer Zoo Burguer Zoo Burguer
Subir

Camelo Asiático

Este simpático herbívoro que habita os desertos rochosos da Ásia Oriental e Central tem duas bossas, ao contrário dos seus “primos” Dromedários. Estas bossas funcionam como reservatórios de gordura, assegurando-lhe fontes de energia quando esta se torna escassa.

A maior característica destes Camelos é possuírem duas bossas. Na bossa, a altura média de um camelo, é de 213cm. O pelo destes animais varia em alguns tons de castanho, cobrindo o animal durante o tempo frio e cai quando a temperatura aumenta.
Possui uns longos pelos na zona do pescoço, dando a aparência de uma barba. As pestanas são muito volumosas e duplas. Os camelos conseguem fechar as narinas e os lábios muito fortemente, protegendo-os das poeiras, da areia e dos ventos fortes.

Os Camelos bactrianos são mais ativos durante o dia e são normalmente encontrados sozinhos ou em pequenos grupos até 30 indivíduos. Os Camelos passam o tempo a movimentar-se por zonas de erva rasteira.

Os Camelos são animais herbívoros. Têm a capacidade de comer plantas secas, salgadas, com espinhos ou amargas, mas preferem erva. Em zoos, os Camelos têm sempre feno à disposição ao longo de todo o dia.
Os Camelos sobrevivem a vários dias sem ingerir água. Quando têm água disponível, bebem apenas para repor as necessidades. Esta quantidade pode ir até aos 114litros em apenas 10 minutos!
Um mal-entendido comum é que as bossas dos camelos são compostas no seu interior por água. Na verdade, as bossas contém uma larga quantidade de gordura acumulada, que os camelos utilizam quando os nutrientes e o alimento é escasso, de modo a repor as necessidades para o seu metabolismo. Cada bossa pode suportar até 36 kg de gordura!

Os machos dominantes protegem o grupo de fêmeas de outros machos durante as épocas de reprodução. A época de acasalamento ocorre no Outono. Os machos tornam-se um pouco violentos nesta altura, podendo até morder. A idade a que os camelos bactrianos atingem a maturidade sexual varia, sendo mais comum entre os 3 e os 5 anos. A gestação dura 13 meses, nascendo, geralmente, uma cria por parto e, raramente, duas. A cria é precocial, tendo a habilidade de se colocar de pé e movimentar-se passadas poucas horas do seu nascimento. A cria fica com a mãe até aos 3-5 anos, até atingir a maturidade sexual.

Nome

Camelo Asiático

Camelus bactrianus

Classe

Mamíferos

Conservação

Os Camelos Bactrianos já foram considerados extintos na natureza até que uma expedição encontrou esta espécie no Deserto de Gobi em 1971. Não se sabe muito sobre estes animais, sendo que os números estimados variam de 400 a 700 animais na Mongólia e 200 na China.

Classificação IUCN - Criticamente Ameaçado

EEP
Distribuição

Os camelos bactrianos habitam na zona norte do continente asiático, incluindo os Himalaias.
Ocorrem em zonas áridas. Também são encontrados ao longo dos rios nas estepes da sibéria durante o Inverno, mas dispersam para o deserto quando a neve derrete na Primavera. As temperaturas variam entre os -29ºC no Inverno até os 38ºC no Verão

Comprimento

Altura: 2.13 m adultos

Idade

A esperança média de vida é de mais de 50 anos.

Sabia que pode apadrinhar este animal?

Patronize Animal
Quero ajudar esta espécie

Outros mamíferos

Ver Mais

Outros animais

Ver Mais