Pequeno mamífero avermelhado, que adora andar no cimo das árvores, passando a maior parte do dia a descansar.
Possui cabeça arredondada, rosto encurtado, e orelhas grandes, eretas e pontiagudas. Corpo coberto de pêlos longos e grosseiros, e o subpêlo macio, denso e lanoso. O rosto é predominantemente branco, com marcas de "lágrima" castanho-avermelhada sob os olhos. As pernas são pretas e as solas dos pés são cobertas por cabelos brancos e densos. Não há dimorfismo sexual em cor ou tamanho entre machos e fêmeas.
A maioria dos Pandas vermelhos são solitários e mais ativos ao amanhecer e anoitecer. A locomoção no solo é feita em marcha lenta e exagerada, e com um avanço ou trote mais rápido. São animais arborícolas, dormindo em ninhos de zonas altas. Utilizam a cauda para balançar nas árvores.
Quando se sentem ameaçados, os pandas vermelhos sobem para uma árvore ou atacam com as suas garras semi-retráteis.
Alimentam-se à base de bagas, frutos de casca rija, ovos de pássaros, folhas de bambu e pequenas folhas de outras plantas. As folhas de bambu são a principal fonte de alimento.
A época de acasalamento ocorre no início do Inverno e nos restantes meses do ano raramente interagem uns com os outros. O período de gestação é de aproximadamente de 134 dias.
Panda Vermelho
Ailurus fulgens
Mamíferos
É considerada uma espécie ameaçada pela IUCN devido à desflorestação e da atividade humana.
Podem ser encontrados em todas as montanhas dos Himalaias.
Tamanho: 56-60cm Cauda: 37-42 cm
Vivem aproximadamente 10 anos.